Alergenicidade: Moderada
Taxa / Taxon
Platanus hispanica Miller ex Münchh
Família
Platanaceae
Nome comum
Plátano, plátano de sombra
Forma
Circular (visão polar), elíptica (visão equatorial)
Tamanho
16-18 μm (pequeno)
Biologia / Ecologia
Planta arbórea, utilizada como árvore de sombra ornamental, frequentemente em parques, praças, jardins, passeios, ruas, margens de estradas e de cursos de água, sobretudo em solos um tanto profundos e frescos, onde se encontra naturalizada.
Características
Trizonocolpado, com colpos largos e curtos, de bordos difusos. Ornamentação finamente reticulada.
Período de polinização
Março e Abril.
Polinização
Anemófila
Comentários
A sua presença no ar fora da estação polinica é causada por reflutuações do pólen depositado na própria planta ou em obstáculos perto da planta. As concentrações deste tipo polínico aumentam de forma brusca, passando, em poucos dias, de zero grãos por m3 de ar para várias centenas. O pólen apresar da sua pequena dimensão não se afasta muito das fontes produtoras depositando-se rapidamente no solo com a distância.

Previsão da concentração de Platanus em Portugal Continental

2017-05-19 a 2017-05-25

Plátano

SOBRE A SPAIC

Fundada em 1950, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando regularmente uma gama alargada de programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.

Ler mais

PESQUISAR HISTÓRICO

Pode consultar neste site o Boletim Polínico de cada semana, desde 20 Março de 2006. 

Todos os Boletins contêm dados por região, e as concentrações por tipo de pólen.

Ler mais

RECOMENDAÇÕES AO DOENTE

Consulte o Boletim Polínico, disponível todo o ano neste site, e na Primavera também em alguns meios de comunicação social, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).

Ler mais