boletim polínico ano 2006 / 17 de Abril
Com a chegada da Primavera, o DN passa a divulgar semanalmente o Boletim Polínico, que fornece informação sobre os níveis de pólenes no ar atmosférico.

Esta é uma informação disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), obtida através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do País.

Esta semana os pólenes estão presentes em concentrações elevadas em todas as regiões do país. O alerta vai particularmente para os doentes com alergia ao pólen da erva parietária, e aos pólenes de gramíneas e oliveira que iniciam o seu período de polinização, com tendência para aumento dos níveis nas próximas semanas.

No norte do país e região do Porto, os pólenes mais frequentes são o plátano, o pinheiro e o carvalho, presentes em moderadas a baixas concentrações, com tendência para diminuição dos níveis do plátano e aumento dos níveis do pinheiro e do carvalho. Os restantes pólenes manter-se-ão em baixas concentrações.

No centro do país e região de Coimbra, predominam também os pólenes de árvores, nomeadamente pinheiro, plátano e carvalho, presentes em moderadas a baixas concentrações, com previsão de aumento dos níveis do pinheiro para valores elevados durante a semana. Para os restantes pólenes serão de esperar baixas concentrações.

Na Estremadura e região de Lisboa, o destaque vai para os pólenes do plátano e da erva parietária, presentes em concentrações elevadas a moderadas, com tendência para diminuição dos níveis do plátano, e aumento dos níveis da erva parietária para valores elevados.

É ainda previsível o aumento dos pólenes das gramíneas e das árvores da família do carvalho, do pinheiro e da oliveira.

No Alentejo, são observados os níveis polínicos mais elevados, sendo o plátano e a azinheira os pólenes mais frequentes, presentes em concentrações elevadas, com previsão de diminuição dos níveis do plátano.

Os pólenes das gramíneas irão aumentar no decurso da semana, podendo atingir níveis moderados. São ainda previsíveis concentrações moderadas dos pólenes das ervas azeda e tanchagem, e do pinheiro.

No Algarve, o destaque vai para o pólen da azinheira, em concentrações moderadas, e da erva azeda, com previsão de aumento para níveis moderados.

O pólen da oliveira irá aumentar na atmosfera, podendo atingir concentrações moderadas a elevadas durante a semana.

É ainda previsível o aumento dos pólenes de gramíneas e outras ervas, como parietária e tanchagem, bem como do pinheiro.

Para informações mais detalhadas sobre as previsões de níveis polínicos deverá consultar o Boletim polínico no site da SPAIC em: www.spaic.pt (para o efeito consulte a página com a "informação aeropolínica actual" de cada região).

Elaborado por: Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
 
Voltar