Alergenicidade: Elevada
Taxa / Taxon
Dactylis glomerata L
Família
Poaceae
Nome comum
Grama, espiguilha, fleo, festuca, relva, cereais (cevada, centeio, aveia, milho, trigo)
Forma
Esferoidal ou ovóide
Tamanho
22-80 μm (pequeno a grande)
Biologia / Ecologia
Distribuição cosmopolita. Fazem parte integrante da paisagem Mediterrânica, onde constituem o elemento dominante da vegetação herbácea do bosque e das pastagens semi-naturais do montado. São muito abundantes em qualquer habitat em redor da cidade, formando parte dos pastos, comunidades de plantas infestantes de campos de cultivos, etc. Nas zonas urbanas são abundantes nos locais não urbanizados e nos cursos de água.
Características
Monoporado, aberturas simples do tipo poro com anel e opérculo. Ornamentação granulada.
Período de polinização
Durante quase todo o ano, preferencialmente de Janeiro até Julho. Contudo a maioria das espécies florescem de Março a Junho.
Polinização
Anemófila
Comentários
A homogeneidade morfológica do pólen de Poaceae faz com que seja muito difícil determinar o período de polinização para cada espécie. Contudo, sabe-se que plantas silvestres libertam grãos de pólen mais pequenos (10-40 μm )que as cultivares (cereais) (40-80 μm ).

Previsão da concentração de Poaceae em Portugal Continental

2018-11-30 a 2018-12-06

Gramíneas

SOBRE A SPAIC

Fundada em 1950, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando regularmente uma gama alargada de programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.

Ler mais

PESQUISAR HISTÓRICO

Pode consultar neste site o Boletim Polínico de cada semana, desde 20 Março de 2006. 

Todos os Boletins contêm dados por região, e as concentrações por tipo de pólen.

Ler mais

RECOMENDAÇÕES AO DOENTE

Consulte o Boletim Polínico, disponível todo o ano neste site, e na Primavera também em alguns meios de comunicação social, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).

Ler mais