Alergenicidade: Elevada
Taxa / Taxon
Olea europaea L.
Família
Olea
Nome comum
Oliveira
Forma
Esferoidal prolada
Tamanho
18-22 μm (Pequeno a médio)
Biologia / Ecologia
Árvores muito ramificadas com folhagem permanente cinza-esverdeada. Flores com 2 estames (característica das Oleaceae). Há numerosas variedades cultivadas, mas o seu ancestral pode ser encontrado na região mediterrânica.
Características
Trizonocolporado com colpos muito largos, poros não definidos. Membrana apertural granulada. Exina espessa e reticulada.
Período de polinização
Maio a Junho (Finais da Primavera).
Polinização
Anemófila e entemófila
Comentários
A oliveira tem um ciclo de polinização bianual. Nos anos com terminação em número impar a produção de pólen é bastante superior aos anos com terminação em número par.m

Previsão da concentração de Olea em Portugal Continental

2024-05-24 a 2024-05-30

Oliveira

SOBRE A SPAIC

Fundada em 1950, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando vários programas de formação e desenvolvimento profissional.

Ler mais

PESQUISAR HISTÓRICO

Neste site, pode consultar o Boletim Polínico de cada semana, desde 20 Março de 2006. 

Todos os Boletins contêm dados por região e os limiares de concentração de pólen, por tipo polínico.

Ler mais

RECOMENDAÇÕES AO DOENTE

Consulte as previsões polínicas, disponíveis ao longo de todo o ano neste site. O Boletim Polínico é disponibilizado durante o período da Primavera, informando sobre a concentração de pólen no ar (nula/ baixa/ moderada/ elevada).

Ler mais