Alergenicidade: Baixa
Taxa / Taxon
Urtica dioica, U. membranacea, U. pilulifera, U. urens
Família
Urticaceae
Nome comum
Urtiga, urtigão, urtiga-maior, urtiga-menor
Forma
Esferoidal (visão equatorial), quase circular (visão polar)
Tamanho
10-13 μm (pequeno)
Biologia / Ecologia
Plantas herbáceas ruderais e nitrófilas, muito comuns nos campos de cultivo, bermas de caminhos, lugares incultos e outros locais nitrificados.
Características
O grão de pólen de U. membranacea é polipantoporado. Os grãos de pólen das restantes urtigas são tri- por vezes tetraporados, as aberturas simples do tipo poro, circulares. Ornamentação psilada.
Período de polinização
O seu pólen pode-se encontrar no ar durante quase todo o ano, mas é colectado preferencialmente durante o Inverno e Primavera.
Polinização
Anemófila
Comentários
Apenas o pólen de U. membranacea se distingue relativamente aos outros grãos pólens das outras espécies da Família Urticaceae, que inclui as espécies do género Parietaria.

Previsão da concentração de Urtica em Portugal Continental

2018-11-30 a 2018-12-06

Urtiga

SOBRE A SPAIC

Fundada em 1950, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando regularmente uma gama alargada de programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.

Ler mais

PESQUISAR HISTÓRICO

Pode consultar neste site o Boletim Polínico de cada semana, desde 20 Março de 2006. 

Todos os Boletins contêm dados por região, e as concentrações por tipo de pólen.

Ler mais

RECOMENDAÇÕES AO DOENTE

Consulte o Boletim Polínico, disponível todo o ano neste site, e na Primavera também em alguns meios de comunicação social, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).

Ler mais