Alergenicidade: Baixa
Taxa / Taxon
Urtica membranacea
Família
Urticaceae
Nome comum
Ortigão, urtiga-alta
Forma
Esferoidal (visão equatorial), quase circular (visão polar)
Tamanho
10-13 μm (pequeno)
Biologia / Ecologia
Plantas herbáceas ruderais e nitrófilas, muito comuns nos campos de cultivo, bermas de caminhos, lugares incultos e outros locais nitrificados.
Características
O grão de pólen de U. membranacea é polipantoporado. Os grãos de pólen das restantes urtigas são tri- por vezes tetraporados, as aberturas simples do tipo poro, circulares. Ornamentação psilada.
Período de polinização
O seu pólen pode-se encontrar no ar durante quase todo o ano, mas é colectado preferencialmente durante o Inverno e Primavera.
Polinização
Anemófila
Comentários
Por microscopia ótica, não é possível distinguir os grãos de pólen da família Urticaceae (onde se inclui a Parietaria spp. e a Urtica spp), com exceção da única espécie Urtica membranacea.

Previsão da concentração de Urtica membranacea em Portugal Continental

2024-07-19 a 2024-07-25

Urtiga

SOBRE A SPAIC

Fundada em 1950, a SPAIC é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando vários programas de formação e desenvolvimento profissional.

Ler mais

PESQUISAR HISTÓRICO

Neste site, pode consultar o Boletim Polínico de cada semana, desde 20 Março de 2006. 

Todos os Boletins contêm dados por região e os limiares de concentração de pólen, por tipo polínico.

Ler mais

RECOMENDAÇÕES AO DOENTE

Consulte as previsões polínicas, disponíveis ao longo de todo o ano neste site. O Boletim Polínico é disponibilizado durante o período da Primavera, informando sobre a concentração de pólen no ar (nula/ baixa/ moderada/ elevada).

Ler mais